Tecnica Diablo MAX: a onda dos tênis extra-large


TAMANHO FAMÍLIA: O gigantão Diablo MAX, da marca italiana Tecnica

A partir de hoje, o site da Go Outside passa a publicar semanalmente a coluna The Gear Junkie, de Stephen Regenold, especialista em testar os mais variados equipamentos em trilhas, competições e, se for preciso, até no cume do Everest.

Por Stephen Regenold, do The Gear Junkie

Nos últimos anos, uma tendência de equipamentos de treino em tamanho gigante, como raquetes de tênis, tacos de golfe e esquis downhill, virou moda entre os consumidores. Seja devido à maior potência, maior velocidade ou facilidade de uso, não é de se estranhar que a onda extra-large tenha combinado tão rapidamente com a cultura dos EUA, onde a filosofia do “bigger-better-faster!” (maior-melhor-mais rápido) é quase um lema nacional.

Mas a história mostra que esse tema recorrente não tem pegado muito no mundo dos calçados. Até agora, pelo menos. Vindos de uma empresa italiana chamada Tecnica, conhecida principalmente por suas botas de esquis, essa última temporada revelou uma explosão dos tênis mega-grandes para correr em trilhas.

Propagandeado como possuindo uma “geometria GG”, acolchoamento de sobra e uma pegada 30% maior no total, os tênis de corrida em trilha da Tecnica vêm em modelos masculinos e femininos. A empresa cita entre os benefícios desses über tênis uma maior estabilidade e absorção e um design de sola de “transição rolante” que promete mais propulsão durante a corrida.

Eu testei o modelo Diablo MAX, um dos gigantes da linha de calçados. Sua aparência é bulbosa, e à primeira vista quase fiquei com vergonha de ser visto usando aquilo. Os Tecnicas têm o jeitão daquela categoria de tênis com solas que parecem cadeiras de balanço, muito populares entre gente que está tentando perder peso.

Engolindo meu orgulho, saí para uma corrida leve em uma trilha. Como um corredor dedicado e adepto dos tênis leves e de uma passada suave, minhas expectativas eram baixas para os Tecnica. Na minha balança, cada tênis Diablo MAX (tamanho 12.5 nos EUA e 44 no Brasil) pesou 411 gramas – tão pesado quanto algumas botas de caminhada que tenho.

Mas na primeira corrida com os Diablo MAX eles superaram minhas expectativas por uma boa margem. Embora me sentisse bem acima do chão – suas solas são muito grossas –, os tênis nunca pareceram instáveis. Eles se prendiam à trilha com pequenos pinos de borracha. A palmilha extra-acolchoada protegia meus pés contra elevações e pedras afiadas.

Agora já corri alguns quilômetros com os Diablo Max. A maior surpresa é que eles não manipulam minha passada de qualquer forma dramática. Outros tênis grandes que testei essencialmente te forçam a pisar nos seus calcanhares a cada passada, criando uma marcha lenta e ineficiente. Mas o design da Tecnica, apesar da promessa de efeito de “transição rolante”, permite uma passada centrada no meio do pé, mais rápida.

A um preço de US$ 130 nos Estados Unidos, os tênis Diablo não são baratos. E também são pesados para um tênis de corrida. Mas se revelaram confortáveis e protegem bem os pés. Se você precisa de mais acolchoamento sem perder a resposta da sola – ou talvez se você simplesmente está na onda do "bigger-better-faster" –, então o “sapatão” da Tecnica pode te servir como uma luva.

Stephen Regenold é o fundador e editor do Gear Junkie (www.gearjunkie.com).







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo