Pizza de alta peformance

Um corredor compartilha a receita da pizza que será sua aliada no treino

Geralmente, a ideia de pizza nos faz pensar em uma refeição improvisada ou um lanche "recompensa" por algo que você conseguiu realizar. Mas e se ela fosse um alimento ideal para corredores?

O norte-americano Matt Fitzgerald, corredor e autor do livro The Running Weight Cookbook (O Livro de Receitas do Corredor no Peso Certo, em tradução livre), percebeu que poderia ser esse o caso. Sem a gordura que fica nos seus dedos e o fermento no seu estômago, tavez você se recuse a chamar isso de "pizza", mas nós achamos que isso não faz tanta falta assim.

Apresentamos a "pizza grega" sem gordura e sem fermento — a opção do corredor, com uma tortilha em vez de massa, grãos integrais no lugar de farinha branca e uma porção de vegetais em cima para dar valor nutricional. A pizza toda é uma única porção, para você poder se esbaldar de uma vez e não se preocupar com controle de calorias. A melhor parte: a pizza grega pode ser uma decisão de última hora (contando que você tenha todos os ingredientes). Prepará-la leva apenas 15 minutos, mais rápido do que uma pizza comum demora para chegar na sua casa.

Ingredientes:

– 1 tortilha ou pão tipo wrap integral

– 1/2 xícara de molho de tomate (de preferência natural, não enlatado)

– 1/4 xícara de cogumelos fatiados

– 1/4 xícara de pimentão vermelho fatiado

– 1/4 xícara de cebola picada

– 2 colheres de sopa de azeitonas picadas

– 2 colheres de sopa de queijo feta esfarelado (pode ser substituído por ricota, mais fácil de encontrar)

– 1/4 colher de orégano (opcional)

Que tipo de massa devo escolher? Escolha uma tortilha com farinha integral como principal ingrediente. Atenção para excluir qualquer tipo de gordura hidrogenada da receita.

Como fazer:

1. Preaqueça o forno para 200 graus.

2. Ponha a tortilha em uma forma e espalhe o molho de tomate por cima. Coloque os cogumelos, pimentão, cebolas, azeitonas e o queijo feta por cima. Asse por dez minutos.

3. Se quiser, polvilhe com orégano por cima, antes de servir. Corte em fatias.

Valor nutricional (por porção, uma pizza inteira): 277 calorias, 15 gramas de gordura, 29 gramas de carboidratos, 11 gramas de fibra e 15 gramas de proteína.