Chance do esporte

Conheça a história de Jonas, o melhor aluno de um projeto comunitário de escalada


MISSÃO CUMPRIDA: Jonas e os parceiros de escalada no cume (FOTO: C.E.U)

Assista a seguir a um minidocumentário sobre Jonas, um dos alunos do CEU (Centro de Escalada Urbana). Este projeto é uma iniciativa comunitária que visa deixar a escalada mais acessível a jovens moradores de favelas cariocas. E Jonas Silva é o seu melhor aluno.

O vídeo foi originalmente publicado na página da Black Diamond, consagrada marca de equipamentos de escalada, e desde então a história deste garoto de 14 anos, morador da Rocinha (RJ), está conquistando o mundo. Ele abraçou naturalmente a oportunidade oferecida pelo CEU e, apesar de ainda não ter o físico do melhor escalador, aprendeu a compensar suas limitações na técnica e na força de vontade. Isso é o que o filme tem de mais bonito.

“Dá para fritar a cabeça legal”, diz Jonas se referindo aos empecilhos que tem que superar em cada escalada. Seu técnico completa: “Ele tem muita autoconfiança.”

Parece ser essa qualidade que o esporte o tem ajudado a desenvolver ainda mais. “A questão não é lidar com os meus medos, e sim saber os meus limites. Quando sei que posso ir em frente, eu enfrento”, garante Jonas.

O garoto também parece ser aplicado nos estudos (sua mãe lhe dá bons conselhos), e só perde o bom humor quando não pode escalar. Jonas diz que pretende escalar pelo resto de sua vida, e mesmo que não se torne um escalador profissional, é gratificante poder ver nesse vídeo o quanto a escalada colabora para ele ser uma pessoa mais corajosa e determinada. Assista e se emocione.