Quem é o mais forte?

Ilustração Mr. Guache

A Go Outside reuniu três atletas profissionais e, com a ajuda de um especialista, comparou seus treinamentos para ver quem é o mais completo. Para inaugurar esta seção, convidamos o big rider (surfista de ondas gigantes) Danilo Couto, o ultramaratonista Luciano Prado e o jogador de handebol do Imes/São Caetano e da Seleção Brasileira Jaqson Kojoroski. Os treinos foram analisados e comentados por Laíra Campello, médica especializada em Medicina do Esporte, professora de Educação Física Especializada em Fisiologia do Exercício e membro do Comitê de Segurança da Outward Bound Brasil.

Jaqson Kojoroski – Handebol

Jaqson, 26 anos, está no handebol há 14 e desde cedo joga nas seleções brasileiras. Em 2000 foi para a seleção principal, onde ganhou o ouro no Panamericano de 2003, conquistando a vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas. O título mais recente foi o bi-campeonato paulista invicto pelo Imes/São Caetano.

Treinamento

Cinco vezes por semana, das 20 horas às 22 horas, treinamento físico mesclando tiros e saltos, e treinamento técnico com bola. Os jogos costumam acontecer duas vezes por semana, às quartas e domingos, e um dia por semana é de descanso. Na parte da manhã, em época de base, os treinos são mais pesados, visando ganho de massa muscular. São feitos também sessões de saltos (explosão e impulsão) e exercícios com o medicine ball (de 2 a 5kg).

Comentário da dra. Laíra:

Treinamento específico e de musculação muito bons e um trabalho de condicionamento físico que lhe dá boa resistência. Porém, não há referência a treinamento de flexibilidade, importante na preparação física de qualquer atleta.

Danilo Couto – Big Rider

Danilo, 29 anos, começou no surf aos 10 anos, em 1985, na cidade onde nasceu, Salvador, Bahia. Aos 21 anos, numa viagem aos EUA, sua relação com o surf se estreitou e Danilo se mudou para o Havaí. Chegou ao auge como Big Rider em 2004 quando surfou, em Jaws, uma onda enorme, que ficou entre as cinco candidatas ao Billabong XXL Global Big Waves Awards.

Treinamento

Danila treina seis vezes por semana e descansa uma. São duas sessões (manhã e tarde) que duram de 2 horas a 5 horas, dependendo das condições do mar. Alongamento em duas sessões: pela manhã, 30 minutos leve e à noite, 30 minutos mais puxado. Natação, bike e corrida acontecem quando não há condições para surfar. A natação é feita por uma hora no mar, a bike por 1h30 e a corrida por 40 minutos.

Comentário da dra. Laíra:

Treinamentos específico, de flexibilidade e resistência bons. Mas para atingir um estágio mais equilibrado, é necessário ter um treinamento de musculação especifico para membros superiores. Seria ideal acrescentar mais treinos de natação ou remada na prancha, independente das condições do mar.

Luciano Prado – Ultramaratonista

Luciano, 38 anos, tem 19 anos de carreira e é o atual recordista mundial de 24 horas em esteira, com a marca de 249,6km. Sua conquista mais recente é a prova das 24 Horas de Curitiba, onde conseguiu a marca de 219,2km. Ele também detém o recorde sul-americano de 48 horas, conquistado em 2000, nos EUA com 365,4km. A próxima prova do ultramaratonista é o Spartathlon, na Grécia, nos 246km que separam as cidades de Atenas e Esparta.

Treinamento

Seis vezes por semana, na parte da manhã, Luciano corre de 20km a 25km e faz musculação. Seis vezes por semana a musculação visa fortalecer membros superiores, duas vezes por semana trabalha, também, membros inferiores. Ele pedala de três a quatro vezes por semana, em média 30km, e faz alongamento todos os dias, por 15 minutos. Nos fins de semana, um dia é de descanso e outro é de treino longo, com 6 a 8 horas de duração (cerca de 56km).

Comentário da dra. Laíra:

Luciano possui força muscular e resistência equilibradas para suportar a carga de treinos e competições, o que o torna o atleta mais completo entre os três. Mas ele não pode ficar desatento, pois é o que atua mais próximo ao limite e tem mais chances de se lesionar. Ele só precisa aumentar as sessões de alongamento em mais 15 minutos.


(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de setembro de 2005)







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo