De olho no Pan

Um raio-X do mountain bike na disputa dos Jogos Pan-americanos


FAVORITISMO: Forte candidato a uma vaga no Pan, Edvando Cruz sua a camisa em sua bike, no último X Terra, em Ilhabela

Por Cassio Waki
Foto por Fábio Andrade

Como na edição de 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, haverá três vagas para o mountain bike brasileiro no próximo Pan, sendo duas para o masculino e uma para o feminino. A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) classificou no último Brasileiro de MTB, que aconteceu em julho em Ouro Preto, os campeões Ricardo Pscheidt e Jaqueline Mourão. Ainda não está definido qual será o critério para selecionar a outra vaga na elite masculina. “A tendência é repetir o que se passou em Santo Domingo, quando foi selecionado o líder do ranking brasileiro”, afirma Eduardo Ramires, 42 anos, técnico da seleção brasileira.

Fique ligado

A briga pela última vaga masculina está acirrada. Disputando com Rubens Valeriano, Odair Pereira, Abraão Azevedo e Thiago Aroeira, Edvando Cruz é o favorito, pois terminou em primeiro colocado nas últimas três temporadas. Além da elite, os amadores também competem com sete vagas no Pan, nas categorias sub-23, junior, juvenil e master. Você pode conferir a luta pela vaga no site www.cbc.esp.br.

Rivais de peso

Em Santo Domingo, onde rolou o Pan 2003, a competição se resumia a dez voltas num circuito de 4,1 quilômetros. Edivando Cruz conquistou a medalha de prata, a primeira de um brasileiro no MTB. “Foi uma surpresa. Eu acreditava em um bom resultado, mas não imaginava ganhar uma medalha”, conta. Para o ciclista, os rivais mais fortes que os brasileiros podem encontrar no Rio de Janeiro são os norte-americanos Jeremy Kobelsk, Adam Craig e Jeremy Bishop, atual medalha de ouro; o canadense Mathieu Toulouse; o colombiano Hector Leonardo Paes, medalha de bronze; e o costarriquenho Deiber Esquivel.

Curiosidades

O ciclismo está nos Jogos Panamericanos desde sua estréia em 1951, em Buenos Aires, junto a mais 17 modalidades. O mountain bike foi inserido dentro do ciclismo apenas em 1995, quando o evento foi disputado na cidade de Mar Del Plata. Além do MTB, os ciclistas lutam por medalhas em estrada, velocidade e BMX. O local da prova de 2007 já foi divulgado pela organização dos Jogos: será no Morro do Outeiro, próximo ao autódromo de Jacarepaguá.

Suspensão esperta

A marca americana Manitou, famosa por sua tecnologia em suspensões para mountain bikes, criou a R-SEVEN Platinum. É só fazer os ajustes corretos que ela trava automaticamente nas subidas e, ao terminar a piramba, a suspensão volta a ficar molinha. Mais informações no site www.manitou.com.br.

(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de dezembro de 2006)