Receita da vitória

Confira uma receita simples e saudável do ultracorredor catalão Kilian Jornet

Em junho, o ultracorredor catalão Kilian Jornet se consagrou campeão do mundo em skyrunning, modalidade de corrida de montanha que acontece em percursos extremamente íngremes e duros. Como ele arruma tanta energia? Com receitas simples e muito naturais, como esta abaixo

Por Gordy Megroz

A RECEITA: Em 2008, Kilian Jornet atraiu os holofotes do mundo das ultramaratonas com uma vitória espetacular na Ultra-Trail du Mont-Blanc, uma das mais duras provas de corrida de montanha, de 167 quilômetros, que acontece na Europa. Na época, ele tinha apenas 20 anos. O passar do tempo só tem melhorado o desempenho desse atleta: em junho passado, ele consagrou-se campeão do mundo de skyrunning, ao vencer duas provas em Chamonix, na França. Em uma delas, correu durante 3h23min os 42 quilômetros de um difícil percurso no Mont Blanc, com 4.000 metros de desnível acumulado. Para obter suas vitórias, Kilian treina cerca de seis horas por dia, quase sempre em trilhas com muitas subidas. Em dias quentes, para repor as energias e resfriar o corpo, o catalão toma um copo gelado de gaspacho, uma espécie de sopa ibérica feita com pepino, tomate e pimentão. “É uma bebida deliciosa repleta de vitaminas”, diz Kilian.

PORQUE FUNCIONA: O gaspacho de Kilian é uma perfeita bebida energética. Pepino, tomate, pimentão e cebola são fontes naturais de carboidratos, e o potássio – um importante eletrólito – ajuda o corpo a absorver água. Além disso, o alho contém antioxidantes que colaboram para acelerar a recuperação muscular.

INGREDIENTE SECRETO: Um estudo recente descobriu que o licopeno, abundante em tomates, reduz consideravelmente a quantidade de substâncias tóxicas liberadas pelo corpo durante exercícios intensos.

GASPACHO DE PEPINO, TOMATE E PIMENTÃO

1. Em uma cumbuca grande, misture um tomate maduro fatiado, 2 ¼ copos de suco de tomate, um pimentão, meia cebola branca picada, uma colher de sopa de azeite extra-virgem, um pepino picado, duas colheres de sopa de vinagre de xerez, uma colher de chá de sal e duas colheres de sopa de alho.

2. Bata tudo no liquidificador.

3. Deixe na geladeira por duas horas para os sabores se misturarem.

PORÇÕES: Oito

CALORIAS POR PORÇÃO: 337

(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de agosto de 2014)