Casal está prestes a terminar viagem de 62 mil km de carro até a China

Expedição com motorhome completa um ano e três meses

Por Redação

O casal de comerciantes Amandio Palhares e Joselle Pinheiro deixou o Brasil em 2016 para viajar de carro até a China. Esta foi a segunda expedição do casal, que em 2014 foi até o Alasca. Nesta sexta-feira (9) o casal retorna para casa, em Goiânia (GO), após um ano e três meses, e 62 mil quilômetros de aventura.

A viagem começou em 8 de Novembro de 2016, quando o casal foi ao Salão do Automóvel onde para expor por dez dias a Chevrolet S10 adaptada para motorhome. De lá seguiram para a Argentina onde embarcaram para a Malásia. O planejado era percorrer o roteiro Malásia, Tailândia, Miamar, Índia, Miamar, Tailândia, Camboja e Laos. Contudo, ao chegar a Tailândia encontraram as fronteiras para Miamar fechadas e precisaram mudar o percurso.

“Então decidimos fazer: Malásia, Tailândia, Camboja, Laos, China (do extremo Sul ao Extremo Norte até a divisa com a Mongólia), Austrália (percorremos todo o país) até desembarcar o carro em Montevidéu, de onde descemos Ushuaia para iniciar o retorno ao Brasil”, relata Amandio.

Além da complexidade no planejamento da viagem, durante o percurso outros desafios tiveram que ser superados. “O grande desafio dessa viagem foi a questão cultural na Ásia, com língua (incluída a escrita, e até as datas como estar no ano de 2056), religião e comidas muito diferentes.  Além disso, o despacho marítimo do carro”, enumera o comerciante.

A rotina na viagem também foi bem diferente. “Durante a viagem não usamos hotéis nem restaurantes. Nosso carro é a nossa casa; onde comemos, tomamos banho e dormimos numa estrutura pequena, mas completa”. Amandio e Joselle dividiram a rotina da viagem no canal do Youtube Viajando Nós 4×4. Desde a primeira viagem, em 2014, o casal é patrocinado pelo Vulcano Energy Drink.

Confira algumas imagens da expedição pela Ásia: