Receita de ultracorredor

O ultracorredor Scott Jurek garante que hambúrguer de lentilha e cogumelo é uma excelente pedida. E nos ensinou a receita


PRONTINHO: Hambúrguer vegetariano e saboroso. (FOTO: David Prince; PRODUÇÃO: Megan Schlow)

Hambúrguer feito somente de vegetais pode ser bem saboroso e eficiente para a performance de atletas. Não duvide disso, porque a sugestão é do ultramaratonista norte-americano Scott Jurek, vencedor de diversas provas longas, como a Badwater (da qual é bicampeão), e detentor do recorde de ir mais longe correndo no período de 24 horas (267 quilômetros). Aos céticos do vegetarianismo, Scott garante que fez tudo isso seguindo uma dieta baseada somente em vegetais.

“As pessoas pensam que me criei numa família de hippies”, diz. “Mas na verdade fui uma criança que cresceu comendo carne com batatas e que não gostava de correr muito.”

Em seu livro Eat and Run (Coma e Corra, ainda sem tradução por aqui), Scott credita a sua dieta uma grande aliada na reposição energética. Uma das receitas que estão no livro é o hambúrguer de lentilha e cogumelos. “Tem uma tonelada de proteína”, diz o ultracorredor de 38 anos. “Porém mais importante que isso é que ele é muito saboroso. Mesmo pessoas apaixonadas pelo hambúrguer tradicional vão amar.”

A receita com as medidas a seguir é para fazer 12 hambúrgueres de cerca de 10 centímetros de diâmetro cada.

1. Em uma panela média, deixe 2 1/2 xícaras de água fervendo. Em seguida, adicione 1 xícara de lentilhas verdes secas, 1 colher de chá de salsa seca, 1 dente de alho picado e 1/4 de cebola picada. Deixe cozinhar por 35 a 40 minutos.

2. Combine 3/4 de xícara de nozes picadas, 2 xícaras de migalhas de pão e 1/2 xícara de linhaça moída em uma tigela pequena e reserve.

3. Em uma panela untada com azeite, refogue 1 xícara de cebola picada, 2 dentes de alho picados, 3 xícaras de cogumelos picados e 1 1/2 xícara de couve picada – ou outro tempero verde – por 8 a 10 minutos. Deixe esfriar um pouco.

4. Remova as lentilhas do fogo, adicione 2 colheres de sopa de mostarda de dijon e 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico e misture.

5. Em uma tigela grande, misture a lentilha, os ingredientes refogados e a mistura com as migalhas de pão. Deixe esfriar na geladeira.

6. Com as mãos, molde a mistura em forma de hambúrguer, e em seguida frite ou grelhe até dourar as bordas e ficar crocante em ambos os lados (cerca de 3 a 5 minutos de cada lado). Sirva em um pão torrado ou por conta própria.

(via: outsideonline.com)

COMPARTILHAR