Que preguiça!

Conheça os melhores eco-hotéis do mundo para você relaxar

SETE ANOS ATRÁS, o norte-americano Hitesh Mehta embarcou em uma viagem que o levou a 46 países em seis continentes. O propósito dessa jornada? Encontrar os melhores eco-hotéis do mundo – locais onde turismo e sustentabilidade se unem para proporcionar um modo único e ecológico de férias. O resultado? “Authentic Ecolodges” (Eco-hotéis autênticos, editora Harper Collins, sem tradução para o português), um belo livro de mesa repleto de fotos de bangalôs remotos que com certeza vão inspirar a sua próxima viagem. Hitesh lista a seguir os eco-hotéis que ele elegeu como os melhores em suas respectivas categorias
(GRAYSON SCHAFFER)


Barulhinho bom: lago de carpas do Crosswaters Ecolodge

1. Materiais de construção sustentáveis
Crosswaters Ecolodge
Localidade > Parque Nankunshan, Guangdong, China
Inaugurado em > 2007
Construído com muito bambu e segundo os princípios do feng shui, o Crosswaters é o primeiro eco-hotel integralmente planejado na China.
86 (752) 769 3666

2. Projeto criativo
Chumbe Island Ecolodge
Localidade > Ilha de Chumbe, Tanzânia
Inaugurado em > 1998
A ilha Chumbe possui um dos recifes com maior diversidade marinha do mundo. A equipe arquitetônica criou o chalé ecológico definitivo.
chumbeisland.com

3. Pertencente e operado por cooperativa
Il Ngwesi Lodge
Localidade > Laikipia, Quênia
Inaugurado em > 1996
Pertencente à comunidade Il Ngwesi, este eco-hotel é o primeiro do seu tipo operado por uma cooperativa. Ele cria empregos para os moradores locais e os ajuda a conquistarem a independência financeira.
ilngwesi.com

4. Programas de bem-estar holístico
Ranweli Holiday Village

Localidade > Waikkal, Sri Lanka
Reformado em > 1996
Com uma praia de belas areias de um lado e manguezais do outro, o Holiday Village costumava ser um hotel tradicional, inaugurado em 1975. Praticantes da medicina Ayurvédica assessoram os hóspedes sobre a maioria dos tratamentos holísticos para o corpo e a mente, disponíveis no hotel.
ranweli.com


Miragem: curta a paisagem no Adrère Amellal, no Egito

5. Técnicas de construção nativa tradicionais
Adrère Amellal
Localidade > Oásis de Siwa, Egito
Inaugurado em > 2000
Localizado próximo à fronteira com a Líbia, o Amellal parece brotar do meio da areia. Técnicas de construção tradicionais em sal-gema, conhecidas como “kershef’, foram usadas extensivamente para criar essa arquitetura única do deserto.
adrereamellal.net

6. Conservação da biodiversidade
Campi ya Kanzi
Localidade > Colinas de Chyulu, Quênia
Inaugurado em >1998
Localizado em Kuku Group Ranch, o Campi ya Kanzi pertence aos seis mil membros da tribo Maasai que moram lá. O eco-hotel ajuda a proteger os leões e as rotas migratórias dos elefantes.
maasai.com

7. Experiências culinárias
Lapa Rios Ecolodge
Localidade > Península de Osa, Costa Rica
Inaugurado em >1993
Servindo principalmente comidas locais, o restaurante Brisa Azul fica em frente ao oceano Pacífico. Jante um curry de coco ou uma salada de palmito fresco, depois compre o livro de receitas do restaurante para levar essas delícias para casa.
laparios.com

8. Tecnologia inovadora
Guludo Beach Lodge
Localidade > Parque Nacional de Quirimbas, Moçambique
Inaugurado em > 2005
Com chuveiros feitos de bambu e um sistema de privadas de fossa seca, este hotel é realmente inovador. Relaxe com a vista do Oceano Índico.
guludo.com


Com os hermanos: chalés do Las Torres EcoCamp, no Chile

9. Arte como arquitetura
Las Torres EcoCamp
Localidade > Patagônia, Chile
Inaugurado em > 2000
Cada chalé em forma de domo se parece com a tenda tradicional de uma tribo patagônica, os kawesquar. Um artista local pintou murais que retratam a cultura e a natureza locais em cada tenda.
ecocamp.travel

10. Programas de interpretação
Basecamp Maasai Mara
Localidade > Koyiaki Group Ranch, Quênia
Inaugurado em > 1998
Excursões com guias para conhecer as plantas medicinais tradicionais dos maasai e as aldeias da tribo, e safáris para conhecer a fauna local são parte da diversão no Basecamp Maasai Mara.
basecampexplorer.com

O livro Authentic Ecolodges pode ser encomendado pelo site authenticecolodges.com

(Reportagem publicada na revista Go Outside de dezembro de 2010)