40 dias no Everest

É provável que você já esteja cansado de ouvir falar em Everest (nós, da Go Outside, às vezes ficamos). A maior montanha do mundo, com 8.848 metros de altitude, já ganhou inúmeros livros, filmes e programas de televisão. No entanto, em 2010, a fotógrafa e cineasta canadense Dianne Whelan passou 40 dias no acampamento base, na face sul da montanha, do lado nepalês. Ela quis se aproximar da história de pessoas que vivem mais de um mês num dos lugares mais inóspitos do planeta, arriscando a própria vida para tentar realizar um sonho.

O filme 40 Days at Base Camp é uma mistura desse drama com a rotina do acampamento base, que na alta temporada se transforma numa grande “cidade de barracas”. Dianne também analisa os efeitos das mudanças climáticas no Everest, que sem dúvida é uma das paisagens mais bonitas do planeta.

Por enquanto, o filme está sendo exibido apenas em alguns festivais, como o Banff Mountain Film Festival, nos EUA. Mas se esse for um assunto do seu interesse vale persegui-lo. O site de Dianne Whelan pode ser um bom caminho. Assista ao trailer a seguir.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo