11 segundos históricos

O austríaco Max Stöckl atinge 167 km/h e quebra o recorde de velocidade em uma mountain bike

Markus "Max" Stockl no deserto do Atacama, no Chile, no dia 12 de dezembro de 2016. O terreno tinha inclinação de 45 graus. (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

Alcançando os 167 km/h, o austríaco Markus “Max” Stöckl, 42, bateu o recorde mundial de velocidade em mountain bike. A façanha aconteceu no final do ano passado, na encosta de uma montanha de 3.972 metros de altura no meio do deserto do Atacama, no Chile.  A descida, intensa, durou pouco mais de 11 segundos, em um terreno com 45° de inclinação e 650 metros de desnível acumulado.

Max fez oito tentativas até cravar a velocidade registrada, em um momento de vento a favor. O recorde anterior, de 2011, também era dele: 164,95 km/h, na descida do Vulcão Cerro Negro, na Nicarágua.

“Foi tão exaustivo, mesmo durando tão pouco tempo. Mesmo sabendo que só iria descer a 10 ou 15 km/h mais rápido do que na última descida de treino…estar no cume da montanha, olhando para baixo e sentindo toda a adrenalina foi um momento muito emocionante!”, declarou o piloto. Para tentar mandar o recorde, ele contou com equipamentos de proteção feitos especialmente para a ocasião, como um capacete customizado e uma roupa especial com airbag. A bicicleta usada por Max não sofreu nenhuma modificação, para preservar suas características originais.

Veja o alucinante vídeo da descida:

 

SHARE