Contagem regressiva para a Brasil Ride

Faltam dez dias para a Brasil Ride, e nossa colunista Adriana Nascimento mostra como é o preparo para essa ultramaratona


PREPARAÇÃO FINAL: Faltam dez dias para o ínicio da Brasil Ride

Faltam apenas dez dias para o início da Brasil Ride, hora de pensar em descanso e segurar a ansiedade! Se você não conseguiu treinar como deveria, nem pense em correr atrás do prejuízo agora porque de nada adianta.

Nessa fase começo a passar longe das trilhas técnicas e locais mais arriscados, como área de reflorestamento, que escondem armadilhas perigosas: valas de chuva por baixo das folhas que caem constantemente, galhos e troncos atravessados logo após uma curva em descida, cabo de aço ou corrente fechando um caminho que não será mais usado para extração de madeira, que geralmente posicionados na altura da roda da bike passam desapercebidos — e só descobrimos o que houve após a queda. O percurso da Brasil Ride tem vários trechos de singletrack, então não se arrisque agora e encare a prova como um acampamento de férias que oferece um curso intensivo de técnica.

Quem treinou e está colhendo os frutos da boa forma ou o recém-adquirido domínio da técnica não precisa ficar se testando e fazendo demonstrações para os amigos. Segure a onda porque essas atitudes empolgadas já fizeram muitas vitimas que ficaram fora da prova porque caíram de bobeira e ainda deixaram o parceiro na mão.

Outro problema que aparece nessa fase é a insegurança. Por mais que alguns tenham treinado, ainda ficam com medo da distância da prova e fazem treinos a mais do que deveriam na reta final. Isso só vai causar um desgaste desnecessário, levando a uma baixa do sistema imunológico e aumentando a chance de contrair uma virose bem no período da prova. E ainda há o desgaste da correria para deixar o trabalho em ordem antes de viajar e dar atenção a família.

Descanse sem culpa quando o cansaço apertar e troque a musculação por aula de alongamento, ou simplesmente durma um pouco mais porque o importante agora é chegar à Chapada Diamantina com muita disposição e vontade de pedalar.

Esta semana vou fazer manutenção na bike,começar a arrumar as malas, treinar leve, deixar o trabalho em ordem e aprender a dançar para curtir a festa da Brasil Ride!

Checklist para ajudar aarrumar a mala no link:
http://www.brasilride.com.br/site/notícia-Check_list_Brasil_Ride