O último salto

O paraquedista Dale Longanecker saltou pela última vez e colocou fim a uma carreira dedicada à luta contra o fogo


PONTO FINAL: Dale Longanecker (à direita) se prepara para o salto

Os smokejumpers, ou "paraquedistas de incêndios", são aqueles profissionais acionados para controlar incêndios em locais isolados, que dificilmente seriam alcançados por meios terrestres. A intenção é que os smokejumpers cheguem a essas áreas com o fogo ainda no início e consigam controlar as queimadas o mais rápido possível.

Dia 30 de setembro, o norte-americano Dale Longanecker foi notícia ao saltar pela última vez. Em 38 anos dedicados ao Serviço Florestal dos Estados Unidos, esse smokejumper colecionou, só em situações de fogo, 362 saltos. Como paraquedista, desde 1973 foram 896 saltos. "Tive minhas oportunidades de estar em lugares remotos por meio desses incêndios", disse Dale ao portal norte-americano Tri-City. "Foi o meu jeito de ver o país", acrescentou.

Aos 57 anos, Dale chegou à idade de aposentadoria obrigatória na profissão, depois de ter acumulado mais saltos do que qualquer outro bombeiro de seu país. Ele c
resceu ao lado de um dos primeiros smokejumpers e se decidiu pela profissão já aos 8 anos de idade. Dale também é designer de paraquedas especiais para o serviço florestal.

A profissão de smokejumper é tradicional nos Estados Unidos. A seguir, separamos um vídeo com imagens históricas do serviço florestal desse país.