Em defesa da vida marinha

O novo filme Minds In The Water mostra a luta do surfista Dave Rastovich para proteger a vida marinha. Veja o trailer


RASTA: "Pare com a caça às baleias"

Não é de hoje que o neozelandês radicado na Austrália Dave Rastovich age em defesa da vida marinha. Rasta, como ele é conhecido, é surfista profissional, mas pelo menos nos últimos seis anos sua jornada tem sido como ambientalista.

Não que ele tenha deixado o surf, mas sua relação com o mar está mais íntima. Ligado à ONG Surfers For Cetaceans, ou S4C (Surfistas pelos Cetáceos), Rasta já se colocou entre os golfinhos encurralados na baía de Taiji, no Japão, para alertar sobre a matança cruel e desenfreada desses animais. Ele e sua turma quase foram esfaqueados e presos naquele momento, quando também produziam o documentário The Cove, que trouxe essa brutalidade ao conhecimento popular no mundo inteiro.

Agora Rasta está de volta no novo longa-metragem Minds In The Water. “Mares calmos nunca formaram um navegador habilidoso”, disse ele em entrevista à Hardcore (setembro/2011).

O filme é o registro das campanhas ambientais de Rasta e da S4C ao longo desses últimos anos e, apesar de não ter sido o diretor ou o editou, ele é o personagem principal. Segundo o próprio, "a ideia de Minds In The Water é conscientizar as pessoas sobre os assuntos que envolvem golfinhos e baleias", os cetáceos. Recentemente o filme começou a ser exibido em alguns festivais nos Estados Unidos, como o Artivist Film Festival.

Na entrevista que deu para a revista Hardcore (setembro), Rasta fala mais sobre a vida nômade como ativista e comenta sobre Minds In The Water. A seguir, veja o trailer do filme.